São Bernardo de Claraval

São Bernardo Claraval

Nascido na Borgonha, Bernardo, "o último dos Padres, mas não inferior aos primeiros" (como o chamou Mabillon), reagindo contra a dialética escolástica incipiente, manteve-se firme na tradição da Escritura, dos Padres, da liturgia e da vida monástica.

Segundo fundador dos Cistercienses, entrara aos vinte e dois anos na abadia de Citeaux (Cister, donde o nome da ordem), perto de Dijon, seguido por seus irmãos e de um grupo de rapazes atraídos por seu entusiasmo. Fundou em seguida a abadia de Claraval, onde morreu. Unindo o estudo e a contemplação à ação mais fraterna e intensa, Bernardo pregou a segunda cruzada, interveio como pacificador nas contendas que dividiam os cristãos, e fundou cerca de sessenta e oito mosteiros da Espanha à Síria, da Sicília à Suécia.

Além de centros de vida religiosa esses mosteiros eram escolas de agricultura e manufatura. Bernardo escreveu muitos comentários à Sagrada Escritura.

Pela sua doutrina é reconhecido como doutor da Igreja.

Congregação Filhos da Caridade

Uma instituição pontifícia, de origem francesa que está presente em diversos países pelo mundo, sobretudo no Brasil, desde a década de 60.

Os Filhos da Caridade tem como objetivo fundante evangelizar os pobres e trabalhadores nas periferias das grandes cidades.

Sede Brasil - Santo André/SP

Nossas redes sociais


© 2020/2022 - Todos direitos reservados à Congregação Filhos da Caridade - CNPJ 58.175.613/0001-40

Desenvolvido por Ruah Comunicação