• Início
  • Blog
  • A verdadeira história do consumo de peixes na Quaresma

A verdadeira história do consumo de peixes na Quaresma

Um pouco de  história catequética

Mas afinal de contas, nos perguntamos por que o peixe que também é um tipo de carne, pode ser consumida e é até sugerido nas refeições durante esse período?
Vale lembrar que o livro das leis da Igreja e normas prescritas a serem obedecidas o Código de Direito Canônico, o período de abstinência durante a Quaresma, significa substituir o alimento mais requintado e dispendioso por um alimento mais pobre e simples, tradicionalmente a nós como católicos , sugere a abstenção da carne vermelha neste período.

A carne de peixe na Idade Média, geralmente era vista como um alimento mais pobre e barato do que a carne vermelha que era caríssima e que na maioria das vezes eram consumidas por reis e nobres das cortes, como por exemplo o cordeiro, o faisão, o perdiz, etc. Desse modo, o alimento mais requintado, tal como a carne vermelha, que era consumida em banquetes e ocasiões especiais, foi substituído pelo peixe, um alimento mais barato naquela região e época.

Ou seja, para nós brasileiros que estamos acostumados a pagar horrores no famoso bacalhau, estamos fazendo isso errado!

A verdade é que, não existe em nenhuma escritura sagrada, a orientação do consumo peixe durante a Quaresma. No entanto, pode-se facilmente associar o consumo de peixes com objetivo comercial dos vendedores. Mas vale lembrar que essa questão do consumo de bacalhau partiu de nossa Igreja, pois em meados do século XV e XVI, a Igreja financiava boa parte dos navios pesqueiros e expedições marítimas mundo afora. Nesse sentido, assim como qualquer mercador, eles precisavam escoar sua mercadoria. Curiosamente, foi nesse período que a Igreja sugeriu que os fiéis não consumisse carnes vermelhas durante a Quaresma. Más depois disso muitos papas da Igreja mostrava a importância do consumo dos peixes. E também uma experiência primitiva com nossos primeiros padres da Igreja. A beleza é isso!

Mas na quaresma o jejum não se enquadra somente nisso e pronto, mas em algo mais amplo. Renunciar vícios seja do aspecto moral ou alimentício. Portanto, que possamos fazer desta quaresma que esta a chegar a nossa porta para um tempo de conversão, caridade e penitência.

Deus abençoe a todos!

quaresma, peixe, jejum, penitencia

Congregação Filhos da Caridade

Uma instituição pontifícia, de origem francesa que está presente em diversos países pelo mundo, sobretudo no Brasil, desde a década de 60.

Os Filhos da Caridade tem como objetivo fundante evangelizar os pobres e trabalhadores nas periferias das grandes cidades.

Sede Brasil - Santo André/SP

Nossas redes sociais


© 2020/2022 - Todos direitos reservados à Congregação Filhos da Caridade - CNPJ 58.175.613/0001-40

Desenvolvido por Ruah Comunicação