Qual a origem do texto "Habemus Papam"?

Temos um Papa

Alguns historiadores acreditam que a famosa fórmula foi usada para anunciar a eleição do novo Papa que em 1417 encerrou o Cisma de Avignon, quando existiam 3 Papas contemporaneamente (um em Roma, outro em Avignon e um terceiro em Pisa).

Quando criada e usada, a fórmula denotava que "Finalmente, temos um Papa só". Tratava-se de Martinho V. É inspirada no anúncio do anjo aos pastores sobre o nascimento de Cristo: "Nolite timere; ecce enim evangelizo vobis gaudium magnum, quod erit omni populo" - "Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será a alegria para todo o Povo" (Lucas 2, 10).

A espera de saber quem foi o eleito entusiasma a todos, de modo que (a maioria ) as pessoas que ainda não sabe qual o novo Papa, ouve e procura entender cada palavra com viva emoção. O Cardeal Protodiácono(Anunciador do Papa), que faz o anúncio, só é menos feliz do que o anjo do Evangelho de Lucas: ele apresenta à Igreja quem a renovará pela ação do Espírito Santo por meio dos votos dos cardeais.

Na imagem, exato momento que Cardeal Tauran diz "Cardinalem Bergoglio" como o novo Papa, em 13 março 2013.

Abaixo, uma imagem retratando o período do Papa Martinho V Anúncio.

curiosidade, papa

Congregação Filhos da Caridade

Uma instituição pontifícia, de origem francesa que está presente em diversos países pelo mundo, sobretudo no Brasil, desde a década de 60.

Os Filhos da Caridade tem como objetivo fundante evangelizar os pobres e trabalhadores nas periferias das grandes cidades.

Sede Brasil - Santo André/SP

Nossas redes sociais


© 2020/2022 - Todos direitos reservados à Congregação Filhos da Caridade - CNPJ 58.175.613/0001-40

Desenvolvido por Ruah Comunicação