A Quaresma e sua história na Igreja

Nos primeiros séculos da Igreja, não haviam um período de preparação à celebração da Páscoa, limitava-se a um jejum realizado nos dois dias anteriores.

Já no princípio do século IV, no Oriente, encontramos os primeiros sinais de um período pré-pascal como preparação espiritual à celebração do grande mistério.

Santo Atanásio nas "Cartas pascais" (entre os anos 330 e 347), São Cirilo de Jerusalém nas Proto catequeses e nas Catequeses mistagógicas (347), falam desse período como realidade conhecida. Eusébio (+340) em De solemnitatepaschali fala do"quadragésimo exercitium....santos Moyses e Eliam imitantes" (Cf. PG 24,697).

No Ocidente temos testemunhos diretos somente no fim do século IV. Fala-se desse período Etéria (385) em seu Itinerarium (27,1) pela Espanha e Aquitânia; Santo Agostinho para a África; Santo Ambrósio (+ 396) para Milão. Não sabemos com certeza onde, por meio de quem e como surgiu a Quaresma, sobretudo em Roma; apenas sabemos que ela foi se formando progressivamente.

A Quaresma tem uma pré-história ligada a uma praxe penitencial preparatória à Páscoa, que começou a firmar-se desde a metade do século II até meados do século IV, onde a única semana de jejum era aquela que precedia a Páscoa.

Na metade do século IV já vemos acrescentadas a esta semana outras três, compreendendo assim quatro semanas. A partir do fim do século IV a estrutura da Quaresma é a dos "quarentas dias", considerados à luz do simbolismo bíblico, que dá a este tempo um valor salvífico redentor, cujo sinal é a denominação "sacramentum".

quaresma, curiosidade

Congregação Filhos da Caridade

Uma instituição pontifícia, de origem francesa que está presente em diversos países pelo mundo, sobretudo no Brasil, desde a década de 60.

Os Filhos da Caridade tem como objetivo fundante evangelizar os pobres e trabalhadores nas periferias das grandes cidades.

Sede Brasil - Santo André/SP

Nossas redes sociais


© 2020/2022 - Todos direitos reservados à Congregação Filhos da Caridade - CNPJ 58.175.613/0001-40

Desenvolvido por Ruah Comunicação